sábado, 3 de setembro de 2011

Os 144.000 simbolismo ou literalidade?

Ainda que meio que nas entrelinhas, durante as Escrituras Sagradas vem citando a escatologia dos 144.000 mas, no geral isto fica mais claro quando trazemos o estudo ao Apocalise mais específicamente no capítulo 7 e no 14.
Apocalipse 7:1-4 '' E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.
E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.''
E ainda em Apocalipse 14:1-5: ''E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas.
E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.
Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.''
Sem dúvidas este é um tema polêmico e também complexo, quem são os 144.000 isto é simbólico ou literal? Para saber esta resposta devemos olhar para as teorias existentes ao respeito do assunto.
TEORIAS:
Serão salvos só 144.000 pela pregação das 3 mensagens angélicas, desde 1844 até a volta de Cristo, incluindo os que morreram fieis a mensagem do terceiro anjo.
Os 144.000 são salvos entre os vivos por ocasião da Volta de Cristo. Somente eles permanecerão vivos até a volta de Jesus, os demais justos morrerão antes das 7 pragas para serem então ressuscitados na Volta de Cristo.
Os 144.000 são um grupo especial, selecionado e escolhido dentre os salvos vivos por ocasião da volta de Jesus.
Todas estas teorias existem à anos e existe muita polêmica acerca deste assunto mas qual é o correto a ser afirmado sobre isso? Nenhuma das teorias pode ser completamente aceita como verdade pois nenhuma contém argumentos suficientes, mais com certeza os 144.000 serão salvos, são justos, fiéis, irrepreensíveis e também estarão no céu como afirma Ellen White no livro ''Primeiros Escritos''. Afinal, quem são os 144.000? Não sei, ninguém sabe exatamente e Ellen White diz que não devemos inventar expeculações mas algo é certo devemos nos dedicar ao máximo para que possamos estar dentre eles sejam eles quem forem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário